Lenda
A Gruta da Moura Encantada
Conta a lenda que à muitos anos atrás existia na aldeia uma Moura. Tal como refere a Dª Celeste da Costa Cabral, habitante das Gouveias, a Moura da cinta para cima era ser humano (mulher) e da cinta para baixo era irracional (cabra).
A Moura costumava pedir lume a uma vizinha que tinha vários filhos como era típico da altura.
Certo dia, um dos filhos reparou que a Moura tinha pés de cabra e rapidamente foi contar aos pais e irmãos, mas eles pensaram que era uma coisa alucinante, ou seja, que o seu filho estava a mentir, delirar. A criança de forma a provar a sua inocência e verdade, espalho farinha pelo chão à entrada da sua própria casa. A Moura, como era hábito, foi pedir lume à vizinha, e ao entrar, as suas pegadas ficaram registadas na farinha, comprovando-se assim verdadeira origem da sua existência.
O Sr. José Júlio, habitante das Gouveias, tentou descobrir o que há por aquele túnel da gruta, mas a visão dificulta-se à medida que avança e as velas, ou mesmo lanternas, apagam-se tendo como única opção voltar atrás.
Referem também os habitantes, tais como a Srª Maria Josefina Oliveira Antunes Pereira e Alice Jesus, que Moura tinha poderes extraordinários de se transformar em animais, objectos, etc....